Silvânia, Atenas de Goiás

As vastas, profundas e antigas escavações existentes no município, provam ter sido a mineração a origem do arraial do Senhor do Bonfim, hoje, aconchegante e bonita Silvânia.

O município de Silvânia, teve sua origem em 1774 com a descoberta e exploração de ouro na região. A história nos conta, que os primeiros moradores do povoado mantiveram a exploração do ouro como atividade econômica até o inicio do século XIX. Nesse período desenvolveu-s, simultaneamente, e de forma modesta, a agricultura e pecuária.
Silvânia situa-se em Goiás, a sudeste do Estado, ocupando uma área de 2.869Km2. A sede municipal esta a  77 Km de Goiânia e 180 Km de Brasilia.
Silvânia viveu duas fases marcantes: a do ouro, que marcou o início do arraial e se estendeu até por volta do início do século XIX, e, posteriormente, a da educação e cultura - fase que iniciou no começo deste século, com o Colégio Bonfinense, o Ginásio Anchieta, o Seminário Santa Cruz e o Instituto Auxiliadora.
Silvânia já ostentou merecidamente o título de Atenas de Goiás, pela sua rica produção cultural.
Hoje, o Ginásio Anchieta e o Instituto Auxiliadora, continuam fazendo desta cidade a Atenas de Goiás.
Outra vertente de desenvolvimento que se apresenta é a exploração do rico potencial turístico que a cidade possui, seja no que resta do seu aspecto histórico seja nas riquezas naturais que o município possui somando ainda sua rica diversidade e paisagens e atrativos, colocam o municipio em evidência e como excelente receptor de visitantes da região da Estrada de Ferro.
Em se tratando co potencial turístico, o município dispõe de um sítio arqueológico riquíssimo, acervo cultural invejável, construções centenárias suntuosas, bons rios, trilhas e mirante a serem exploradas, bem como uma flora exuberante e característica do cerrado.
O município conta com excelentes áreas verdes destacando as matas do Ginásio Anchieta e da FLONA.
A parte antiga da cidade apresenta um padrão arquitetônico riquíssimo, principalmente referindo-se às construões antigas que seguem o estilo colonial. Suas casas centenárias com suas edificações importantes, trazem um saudosismo dos áureos tempos de riqueza imperial.

O município é grande produtor do Sistema Nacional de Pecuária de Leite ocupando o 2º lugar na bacia leiteira no Estado de Goiás. É o municipio brasileiro de maior organização no meio rural, possuindo 32 associações de Pequenos Produtores, coordenada por uma central. Frequentemente recebe visitas de técnicos e produtes rurais de várias partes do Brasil e até do exterior, para conheceram as experiências aqui desenvolvidas.

Fonte: Guia Prático de Silvânia (2006/2008)


Cleverlan Antônio do Vale, apresenta a todos um pouco desta cidade maravilhosa: